Altônia – PR | Na última segunda-feira (07), a Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Companhia de Proteção Ambiental (CPE), 3ª Companhia e 2º Pelotão, realizou uma fiscalização em propriedades rurais no município de Altônia que resultou na lavratura de autos de infração ambiental e um termo circunstanciado.
Durante a vistoria, os policiais constataram o corte irregular de vegetação em uma área de reserva legal, realizada com o uso de maquinário, o que compromete diretamente a regeneração da flora nativa. Ainda durante a fiscalização, foi identificada a supressão de uma árvore localizada em via pública (calçada), sem qualquer autorização do órgão ambiental competente.

Diante das irregularidades, foram lavrados dois autos de infração ambiental, totalizando R$ 5.500,00 em multas, e determinada a interdição de 0,06 hectares da área degradada. Além disso, foi lavrado um termo circunstanciado na comarca de Altônia, em razão da supressão irregular da árvore em área urbana.
A Polícia Ambiental reforça que a preservação das áreas de reserva legal e do ordenamento urbano é fundamental para a proteção do meio ambiente e que o corte de qualquer vegetação nativa, mesmo em áreas urbanas, exige autorização prévia dos órgãos responsáveis. As ações de fiscalização seguem intensificadas na região.